11/08/2011

Origami - dobradura de papel

Sempre gostei de fazer origami.
Lembro que na escola em que estudava eu fazia origami no meio da aula...é claro que não se deve fazer essas coisas, mas eu não via muita graça em prestar atenção no que diziam... principalmente em aulas de história e geografia... acho que deve ser por isso que não me lembro as capitais dos paises no mundo....

Comecei a fazer origami desde quando era criança, nem sei ao certo em que idade comecei a dobrar o papel direito...
Com o passar dos anos e a coordenação motora eu fui aprendendo mais coisas e dobraduras mais sofisticadas.
Fiquei fascinada com as dobraduras que eram de encaixes, que formavam figuras geométricas.

Mas o tempo passou e quando se estuda demais, começa a deixar alguns hobbies de lado e se foca em outros que são mais fáceis.

Lembro que deixei de fazer muitos origamis quando comecei a faculdade, foi nesse momento que comecei a ler mais livros.

Depois que me formei fui para o Japão por uma bolsa de estudos e é claro tive contato com o origami de novo, mas não fazia muito.
Voltei e comecei a trabalhar. Na empresa fizeram uma competição para enfeitar os setores e é claro que foi sugerido fazer origami.
Fizemos alguns e o setor "ganhou" a competição.

Passados 3 anos eu deixei a empresa e fui ao Japão. começamos a trabalhar com uma NPO japonesa e voltamos para a America Latina.

Fui para cidades do interior e mais uma vez tive contato com o origami.
Mas dessa vez foi um pouco diferente, eram jovens que gostavam da cultura japonesa. No primeiro momento fiz uma palestra sobre os costumes japoneses, mas depois comecei a ensinar, de forma voluntária, o origami.
Os alunos adoraram e a cada vez que visitavam a cidade queriam aprender mais e mais.
Eu comecei a estudar e buscar na internet modelos diferentes e coisas que pudessem desafiá-los.
Mas dois dos alunos se esforçaram tanto que ganharam competições de origami entre as escolas locais.

E mais conseguiram abrir clubes de origami e até um trabalho temporário para transmitirem o conhecimento.

Fiquei muito feliz e orgulhosa.
Principalmente por saber que algo tão simples poderia mudar a vida de algumas pessoas.
Hoje em dia eles podem colher os frutos de seus esforços e dedicação.

Obrigada por mostrarem que com coisas simples se pode fazer muito e abrir inúmeras portas.
Não percam as oportunidades que aparecem e sabem que sempre poderão contar comigo.

Tenho muita sorte em poder tê-los conhecido e poder fazer parte dessa história tão bonita que estão construindo.

Nenhum comentário: